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01-03-2013
A ISO E O ESPELHO

No processo de implementação de um sistema de Gestão da Qualidade conforme a norma ISO 9001 devemos estar comprometidos com os resultados, para isso relacionei este artigo conforme uma história muito conhecida.

A ISO 9001 e seus requisitos são basicamente direcionados ao desenvolvimento de uma meta, ou seja, assegurar que objetivos da norma sejam atendidos de forma satisfatória, garantindo assim uma empresa estratégica aos olhos do mercado.

Diante de um cronograma de implementação devemos ter duas chaves em mão, sendo elas.

Prazos;

Responsabilidade com os objetivos.

Neste sentido, quando identificamos algo como necessário, a realização fica por conta do comprometimento, onde devemos envolver tempo e conhecimento para conclusão de tais metas.

Porém,  quando os resultados não são alcançados, algo deixou de ser feito, para isso devemos  estar orientado na importância real de cada objetivo.

Normalmente quando uma meta não é alcançada  ou o resultado não foi satisfatório, se levanta a especulação de quem é a culpa?

Portanto o processo de certificação deve estar voltado no trabalho de um grupo, onde o potencial de cada ação deve estar baseado na atitude de um comitê da Qualidade, responsável pela direção de cada ação e seus resultados.

 

E o que tem o espelho?

Um dia um João chegou cedo para trabalhar e ficou sabendo que a sua empresa não havia conseguido atingir os resultados necessários para manter a certificação durante a auditoria realizada pela certificadora.

Preocupado com tal resultado, perguntou para Pedro, mas de quem foi a culpa?

Pedro respondeu: A diretoria colocou o nome de todos os responsáveis ao lado do relógio ponto, vamos lá conferir?

Lá se foram os dois preocupados e ao mesmo tempo curiosos para descobrir de quem era a culpa.

Chegando próximo ao relógio ponto, existia uma fila de funcionários para conferir tal lista, conforme olhavam ao lado do local identificado, saiam de cabeça baixa e tristes.

Quando João e Pedro chegaram ao lado do relógio ponto, lá estava um espelho, com uma frase, Aqui está o culpado  pelo resultado de nossa última auditoria.

Na realidade, quando falamos em metas,ciclo PDCA, planejamento, melhorias, desenvolvimento e resultados, os mesmos são baseados no envolvimento da ação x resultado, valendo a ação do grupo como ferramenta de transformação.

Segue esta dica, independente de seu cargo ou tempo de empresa com certeza você  é importante para o desenvolvimento de qualquer meta, então se envolva.

O projeto  de certificação da ISO 9001 deve estar baseada no envolvimento de todo o grupo, desde a direção,gerentes e demais setores, valendo o potencial de ação do coletivo.

 

Zafenate Desidério 

FOTOS GERAIS

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