AFV Consultoria

Notícias

26-02-2013
Como anda a cultura da Qualidade na sua empresa?

Como anda a cultura da Qualidade na sua empresa? Avaliar o conhecimento e o comprometimento é necessário, mas e quando a cultura fica apenas no treinamento? O treinamento tem sua função originada em uma necessidade de qualificação e a cultura deve estar inserida no cotidiano da empresa, para isso, veja artigo em nosso site para você transformar o seu ambiente de trabalho.

Murais informativos

Os Painéis da Qualidade tem como função divulgar temas relevantes para o dia a dia de sua empresa, neste caso utiliza-se mensagens e imagens facilitando a interpretação das necessidades e temas chaves, aplicar o uso de mensagens facilita o entendimento, servindo como uma extensão importante dos treinamentos, lembre-se que além de promover o tema, deve-se envolver a equipe em tal ideia, promova também atividades dinâmicas em grupo conforme os temas utilizados.

Indicadores da Qualidade

Umas das ferramentas mais práticas para transformar ambientes de trabalho acredito que é os indicadores da Qualidade, pois através desta ferramenta acompanha-se o desenvolvimento de ações e também auxilia o grupo a identificar metas estabelecidas e seus resultados, pense como seria pensar em cultura sem ao menos saber seus objetivos, neste caso desenvolva os indicadores dos processos e complete estas atividades promovendo a necessidade de ações conforme sua necessidade.

Brainstorming

Uma ferramenta simples, porém com um potencial enorme, reúna-se em grupo promovendo temas necessários tais como 5S, Indicadores, Masp e outros tantos que você pode adequar ao seu grupo, porém vale lembrar que falar e ouvir é a base para um ótimo trabalho de grupo, conheça para esta ação o Brainstorming desenvolvido para trabalho de grupos e pratique atividades que ajudam a identificar e conhecer melhor as ferramentas da Qualidade, é claro que cada empresa tem suas particularidades mas com certeza a cultura da Qualidades sempre será relevante.

Promova semanas de conscientização para cada tema, e reúna-se com frequência em grupo promovendo o senso de compromisso do grupo. Já pensou como seria dirigir um carro sem ao menos ter habilitação adequada? Pois é, como seria falar de Qualidade sem ao menos entender sua necessidade, ferramentas e metas.

Em uma das empresas ao qual trabalhei existia uma reunião semanal a cada segunda-feira com 1 hora de duração, abordando metas, resultados e necessidades, por isso penso que a Qualidade está além de procedimentos, treinamentos e papel tendo sua função original que é a de formar opiniões.

Além de diversos métodos de promover a Qualidade na empresa, já pensou criar materiais personalizados para utilizar em suas tarefas, pois é, além de promover a Qualidade como cultura através de metas, é importante reconhecer os resultados, então que tal uma medalha, troféu ou outro prêmio que destaque o resultado.

Em diversas empresas a Qualidade é vista como uma função de controlar e agir sobre um problema, tratando o mesmo corretivamente, mesmo tendo esta função a Qualidade é parte de diversas ações, desde um bom dia até mesmo um até mais! Isso é promover a Qualidade do ambiente do trabalho.

Promover a Qualidade também através de jogos interativos hoje existentes no mercado é uma ótima ideia, para isso utilize locais com grande circulação para se tornar algo espontâneo. E você o que tem feito em sua empresa para promover a Cultura da Qualidade em sua empresa?

 

Participe sendo um agente de transformação. 

 

Autor: Zafenate Desidério

FOTOS GERAIS

  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2
  • example2