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21-11-2013
HISTÓRIA DA GESTÃO DA QUALIDADE

 

Zerar os defeitos nos produtos e processos deve ser preocupação de toda empresa que quiser crescer e se manter viva.

A qualidade começou a ser incorporada à produção industrial no início do século XX para impedir que produtos defeituosos chegassem às mãos dos clientes.

Com a ampliação da produção em massa, foram introduzidas técnicas de controle estatístico da qualidade, de maneira que fossem atendidos de forma mais segura os mercados em crescimento. Esta abordagem foi conhecida como controle da qualidade.

O período seguinte ao fim da 2ª Guerra Mundial trouxe o controle de processos. Este tipo de controle engloba toda a produção, desde o projeto até o acabamento. O objetivo da qualidade nos processos de produção era garantir a segurança e zerar os defeitos.

O conceito de controle de qualidade evoluiu para a garantia da qualidade. Isso consiste na demonstração, aos clientes e ao público em geral, de que determinados produtos ou serviços da empresa têm a qualidade desejada.

Os avanços nas tecnologias de informática, transportes e comunicação aumentaram ainda mais a velocidade das mudanças e transformaram o diferencial competitivo, que passa a ser a rapidez e a competência da empresa em aprender, interagir e responder ao mercado. A empresa precisa atender e superar as expectativas do cliente.

 

 

Cursos relacionados: Gestão de Projetos / Gestor de pessoas / Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

A gestão da qualidade é um modelo implementado a partir de 1990 nas empresas. Ele incorpora essas competências da organização – aprender, interagir e responder ao mercado.

A década de 1990 marcou também o início da utilização das normas ISO 9000 sobre modelo de garantia de qualidade. No mesmo ano, foi lançado o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade. O objetivo era aumentar a competitividade do produto brasileiro. Vários estados brasileiros criaram seus programas de qualidade e produtividade, fortalecendo a aplicação das estratégias nos estados.

A versão 2000 da ISO 9000 ampliou sua abordagem e trata agora de Sistema de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001:2000). Isso permitiu formar um único sistema: o Sistema Integrado de Gestão (SIG), que é a gestão integrada de todos os aspectos da qualidade da empresa.

Fundação Nacional da Qualidade

Em 1991, a Fundação Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) foi criada e, a partir do estudo de vários modelos de prêmios de excelência, definiu e concede anualmente o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2005, a FPNQ tornou-se se FNQ – Fundação Nacional da Qualidade. A missão da FNQ é propagar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil.

Também em 2005, o Sebrae e a FNQ firmaram parceria técnica para que as micro e pequenas empresas fossem atendidas e recebessem o modelo de excelência de gestão do PNQ. Uma das ações foi adequar o Prêmio Competitividade para Micro e Pequenas Empresas aos critérios de excelência.

 

O objetivo do prêmio é reconhecer os esforços, as iniciativas e as ações que as micro e pequenas empresas estão realizando para a melhoria de sua gestão, com resultados em ganhos de qualidade, produtividade e rentabilidade.

O Sistema Integrado de Gestão (SIG) e os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade têm norteado empresas que já têm uma base na gestão da qualidade rumo à excelência.

 

Fonte: Sebrae

Autor: Flávia Alves de Brito Lacerda

 

 

Fonte: História da gestão da qualidade 

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