AFV Consultoria

SA 8000

Introdução

A SA 8000 é uma norma internacional que define os requisitos referentes a melhoria das condições de trabalho em todo mundo e as práticas sociais do emprego por fabricantes e seus fornecedores. A SA 8000 é reconhecida mundialmente como a norma mais aplicável ao ambiente de trabalho, ela foi baseada nos princípios dos Direitos Humanos e nas Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Entre as áreas cobertas pela SA 8000 estão: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação e direito a acordos coletivos, discriminação, práticas disciplinares, horas de trabalho, compensação e sistemas de gestão. A SA 8000 adota acordos internacionais existentes, incluindo as Convenções Internacionais do Trabalho, Convenção das Nações Unidas pelos Direitos da Criança e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Adotando uma postura ética e transparente através da certificação das suas operações e da sua cadeia de fornecimento, em conformidade com os requisitos da SA 8000, sua organização alcançará benefícios.

A quem se destina

A SA 8000 pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, exceto as atividades que não estão em acordo com as convenções de trabalhos (offshore)

Benefícios

Para a Empresa: Melhoria no moral dos empregados; Melhoria na qualidade e produtividade; Comprovação da prática da responsabilidade social com os empregados;

Redução na rotatividade; Melhoria na reputação da empresa; Facilidade no recrutamento e na retenção de bons profissionais; Melhores relações com o governo, sindicatos, ONGs e empregados. 

Para os Empregados: Melhor ambiente de trabalho; Redução no número de acidentes; Treinamento em saúde e segurança no trabalho; Salários adequados às necessidades. 

Para os Investidores & Consumidores: Identificação de produtos feitos sob condições humanas; Informações claras, com credibilidade, para decisões de compra e de investimento, baseadas em condições éticas; Identificação de empresas preocupadas com a condição humana dos empregados. 

Para a Sociedade: Redução do trabalho infantil; Mais crianças na escola; Trabalhadores saudáveis; Cooperação entre empresas, ONGs e sindicatos.