AFV Consultoria

QUAL. DE LAB. DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO

Introdução

A norma NBR ISO/IEC 17025 estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a competência de laboratórios em fornecer resultados de ensaio e/ou calibração tecnicamente válidos. A norma NBR ISO/IEC 17025 é para o uso de laboratórios de calibração e ensaio no desenvolvimento de seu sistema de gestão da qualidade. Clientes de laboratórios, autoridades regulamentadoras e organismos de acreditação também podem usar a norma para confirmar ou reconhecer a competência de laboratórios. O atendimento a esta norma significa que o laboratório opera um sistema de gestão da qualidade segundo os princípios da NBR ISO 9001. 

Esta norma cobre a competência técnica requerida que não é coberta pela NBR ISO 9001.

A ABNT NBR ISO/IEC 17025 é utilizada pelo INMETRO como norma base para a acreditação (certificação) laboratorial. Sendo assim, os laboratórios que desejam demonstrar sua competência perante esse órgão devem então ter implementado um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com essa norma, que possui como filosofia principal a melhoria contínua, além da padronização e manutenção do conhecimento no Sistema devido à utilização de procedimentos, registros e instruções de trabalho.

A quem se destina

A acreditação (certificação) é de natureza voluntária, sendo concedida para qualquer laboratório que realize serviços de calibração e/ou ensaio, em atendimento à própria demanda interna ou de terceiros, independente ou vinculado a outra organização, de entidade governamental ou privada, nacional ou estrangeiro, independente do seu porte ou área de atuação. A acreditação de laboratórios é concedida por endereço e por natureza dos serviços, se calibração, ensaio, ou exame.

Benefícios

Os benefícios de se obter a acreditação para um laboratório permitem vantagens para todos os envolvidos: desde o laboratório até os consumidores finais do sistema de metrologia. 

Para as organizações:

- Disponibiliza valioso recurso por meio de um grupo de avaliadores de conformidade, independentes e tecnicamente competentes.
- Fornece um processo de avaliação único, transparente e reproduzível com o qual se evita a utilização de recursos próprios, elimina-se o custo da avaliação e se reforça a coerência.
- Reforça a confiança do público nos serviços prestados.
- Fomenta os esquemas confiáveis de auto regulação do próprio mercado, incrementando-se a competência e a inovação.

Para os usuários:

- Possibilita a tomada de decisões acertadas, diminuindo o risco com base em avaliações incorretas, ou que é pior, ter seu produto rejeitado pelo comprador que não aceita avaliações não credenciadas.
- Garante a aceitação internacional dos produtos sem a necessidade de repetições das avaliações realizadas. 

Para os avaliadores ou auditores:

- Em alguns setores, a acreditação é requisito imprescindível para execução das atividades.
- Para determinadas atividades, é um requisito de fato para poder vender os serviços de avaliação, como calibração,               certificação, ISO 9001.
- É um marco diferencial no mercado, sendo garantia de integridade e competência, aumentando assim as oportunidades comerciais dos avaliadores.
- Proporciona ao avaliador a possibilidade de prestar um serviço reconhecido internacionalmente.
- Oferece garantias de sua competência e é um meio de conscientização sobre a necessidade de melhoria contínua.

Para os consumidores finais:

- Inspira confiança no laboratório ao garantir que o produto tem sido avaliado por um organismo independente e competente.
- Aumenta a liberdade de escolha e fomenta um mercado livre, porém confiável.